Retrospectiva tecnológica da Internet no decorrer dos oito anos do Redcodestudio – 1ª parte

Numa altura em que se comemoram oito anos de existência do Redcodestudio, pensei ser interessante fazermos uma espécie de retrospectiva dos principais acontecimentos da História da Tecnologia da Internet ao longo da nossa cronologia.

2005

No dia 19 de Janeiro, às 02:22 horas da manhã era instalado o nosso fórum no então recém adquirido domínio REDCODESTUDIO.com.

A Internet completava 10 anos de um intenso boom que teve início nos anos 90 do século passado, particularmente a partir dos anos 1995 e 1996. O número de pessoas ligadas à Rede disparava de dia para dia, a velocidade das ligações disponíveis aumentava e, consequentemente, apresentava-se com melhor qualidade.

Era a época dos grandes fóruns e comunidades com milhares de utilizadores, que foi um dos grandes motores iniciais da World Wide Web.

Foi esse fenómeno que ajudou à ideia do nascimento do nosso projecto, aliás. Cuja história podem ler neste post do nosso fórum: Quem somos? Objectivos? O que é o RCS?.

Nos bastidores, ainda não tão conhecidos nem presentes, despontavam sites sociais de vários géneros. A partir dessa novidade, cerca de um ano antes de 2005, surgiria a ideia do Facebook. A era das redes sociais preparava o seu terreno.

O nosso site foi lançado a 16 de Novembro de 2005.

Entretanto, caminhava o ano para o fim – dia 3 de Dezembro -, rebentou a bomba: a Macromedia acabara de ser comprada pela gigante Adobe!

A 27 de Dezembro de 2005 realizámos a 1ª Conferência Redcodestudio via MSN com o tema principal a ser o Flash.

2006

Dia 19 de Janeiro de 2006, o nosso Redcodestudio fazia o seu primeiro aniversário. Tudo parecia ter começado no dia anterior mas, de repente, ali estávamos nós, já com um aninho de idade.

Os fóruns sobre o Macromedia Flash eram os mais movimentados do nosso fórum. Ninguém escondia o receio: qual o futuro da tecnologia Flash, de produtos como o Dreamweaver e o Fireworks da Macromedia, agora que a Adobe a tinha adquirido? A Adobe possuia software de alguma forma concorrente. Colocaria ou não em causa futuras versões de programas e tecnologias que todos adorávamos? A resposta veio a conhecer-se mais tarde. O Macromedia Flash tornou-se Adobe Flash, programas como o Dreamweaver, Fireworks, etc foram continuados pela Adobe e a qualidade manteve-se.

Pelo meu lado, que era utilizador do Fireworks, voltei-me para o Photoshop e constatei grandes diferenças na qualidade da imagens que produzia. Mas isso é uma questão de comparar produtos que não são comparáveis visto que o Fireworks tem outras finalidades diferentes das do Photoshop.

Tudo começou com uma ideia – a noção que desenhar num computador podia ser tão fácil e expressivo como desenhar em papel. A tecnologia Flash completava 10 anos de existência e nós não nos esquecemos dessa efemérite.

2007

Dia 19 de Janeiro de 2007, completávamos dois anos e. no mesmo dia, inaugurávamos a nossa loja online para venda de livros (e outros itens) em parceria com a Amazon!

A tecnologia Flex da Adobe começava a tornar-se visível e trazia grandes novidades no que respeita à resposta, usabilidade e qualidade que os utilizadores – cada vez mais exigentes – esperam das aplicações e programas de computador. As Rich Internet Applications (RIAs) davam um ar de sua graça por aqui. Isto influenciou outras áreas da programação, como a da web, a adoptar medidas para alcançar esses relembrados objectivos.
Mais tarde, este SDK (software development kit baseado na plataforma Flash) foi doado à fundação Apache.

Lado a lado com o Flex, a Adobe dava a conhecer o Apollo, um sistema run-time cross-platform para o desenvolvimento de RIAs usando o Flash, Apache Flex, HTMl e Ajax. Hoje, o Apollo é conhecido como AIR (Adobe Integrated Runtime).

A era da Web 2.0, uma internet mais interactiva, pulsante e criada pelos utilizadores em sites como o Youtube, MySpace e nos blogues vinha para ficar com toda a sua força.

A partir de Setembro, começámos a utilizador o WordPress como motor do nosso site.

Fim da primeira parte. Continuem a acompanhar-nos nesta viagem pelos oito anos da nossa existência e pela evolução tecnológica da Internet na nossa próxima publicação (para breve).

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Retrospectiva tecnológica da Internet no decorrer dos oito anos do Redcodestudio - 1ª parte, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Comentários

comentários

One thought to “Retrospectiva tecnológica da Internet no decorrer dos oito anos do Redcodestudio – 1ª parte”

Os comentários estão fechados.