WordPress: posts para o futuro

Não tive conhecimento prévio, através da lista de funcionalidades do WordPress, duma característica bastante interessante deste excelente script para blogs: o agendamento da publicação de mensagens (posts).

Apenas desconfiava da sua existência visto que, perto do botão “Publicar”, aparecia uma opção para editar a data de publicação da mensagem, em vez de ser usada a data e hora actuais. Poderia servir unicamente para a alterar, em caso de necessidade, tanto para uma data posterior como para uma data anterior. Mas não, afinal, era muito mais que apenas isso.

Um anúncio no Global Dashboard do WordPress.com da sua equipa de programadores alertava que na versão seguinte do script, existiria a funcionalidade future posts. O anúncio só teve o condão de me voltar a lembrar do teste que queria fazer.

Há muito que andava para experimentar se o agendamento de mensagens era mesmo possível, já na versão que tinha instalada. Quando acabei de escrever mais uma mensagem editei a data de publicação para cerca de uma hora depois, às 15 horas exactas. E cliquei em “Publicar”. Em vez de o fazer, o WordPress avisou que o post tinha sido guardado.

No Painel do WordPress além do número de mensagens e páginas publicadas, rascunhos, categorias e etiquetas, aparecia agora 1 post agendado. Visitando a área de Gestão de Artigos via a lista dos mesmos com a sua data e altura de publicação: “Há duas horas atrás”; “Há dois dias atrás”, etc. Apenas um se diferenciava dos restantes, o agendado: “A 1 hora de agora”. Ou seja, a publicação aconteceria no futuro. (Até parecia um filme de viagens no tempo, onde escolhemos a data de destino da nossa viagem.)

Às 15 horas desse dia, mesmo não estando no computador, o WordPress tratou da publicação do post por mim. Automaticamente.

Essa funcionalidade torna-se bastante útil visto que nem sempre podemos estar online ou perto de um computador. Podemos usá-la caso queiramos anunciar algum evento numa data específica (como o fim de uma campanha), ou para nos assegurarmos que não nos esquecemos de uma data importante (como a publicação de uma mensagem de aniversário: por exemplo, o aniversário do nosso próprio blog), ou simplesmente para adiantar trabalho (escrevemos os textos previamente, quando temos tempo de sobra, e o WordPress vai tratando de os publicar nas datas escolhidas).

Resumindo, aqui temos mais uma razão para elogiar e escolher o WordPress como o nosso script de blogs de eleição.

    Links relacionados:

  • WordPress.com – O WordPress.com é um serviço dos criadores do script com o mesmo nome onde nos podemos registar gratuitamente para termos o nosso próprio blog WordPress. A grande vantagem é que não precisamos de pagar nada, nem temos de nos preocupar com a instalação e actualização do script. Tudo isso é tratado pelo próprio serviço.
  • WordPress.org – o WordPress.org é o site oficial deste script de eleição. Ideal para resolver problemas com instalação/actualização do WordPress, download das últimas versões, temas, plugins (extensões), etc. Quem tiver um servidor e domínios próprios e quiser ter um blog WordPress instalado e actualizado por si mesmo tem aqui tudo o que necessita.
  • Global Dashboard do WordPress – Quer sejamos utilizadores do WordPress.com ou tenhamos instalado o script no nosso servidor podemos ter acesso a este Painel de Controlo (temos de nos registar gratuitamente no WordPress.com também, para o caso de o termos instalado), onde se reune toda a informação essencial referente ao nosso blog. Se tivermos a extensão WordPress.com Stats instalada e activa teremos acesso, no Global Dashboard, a uma série de estatísticas bem completas sobre as visitas ao nosso blog.
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
WordPress: posts para o futuro, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Comentários

comentários