Verificador online dos Códigos de Estado HTTP (HTTP status code checker)

Verificador de Códigos de Estado HTTP - HTTP Status Code Checker

É importantíssimo que os nossos sites (e as páginas que os compõem) retornem códigos de estado HTTP (os denominados “HTTP status codes”) correctos.

Esse factor é realmente fundamental. Tanto para os motores de pesquisa os poderem indexar em condições, como até para várias aplicações (como as aplicações AJAX que usam o código de estado 200 para se certificarem do sucesso dos seus pedidos ao servidor).

No caso particular dos motores de pesquisa, se estivermos a enviar códigos de estado HTTP errados, a maior probabilidade é que os spiders dos search engines passem a ignorar as nossas páginas. E aí, é mesmo dizer “adeus” à indexação.

Também no caso de termos definido uma página de erro do tipo “não encontrada” no nosso ficheiro .htaccess para eventuais páginas já não existentes, ou para quando os visitantes se enganam a escrever os endereços das páginas, também é relevante enviar um código de estado HTTP do tipo 404 (que simboliza, exactamente, o conteúdo do tipo “Not Found”).

Se as nossas páginas estiverem programadas em PHP basta usarmos a função nativa do PHP header() para enviar os correctos códigos de estado.

Como enviar um Status Code 404 – Not Found em PHP?

# Código PHP para enviar um Código de Estado 404 - não encontrada
header('HTTP/1.0 404 Not Found');

A seguir, há que testar se o que acábamos de programar está a funcionar realmente. Se visitarmos a nossa página como um utilizador normal será dificil assegurarmo-nos a 100% que tudo está OK.

A solução é usar um verificador online dos Códigos de Estado HTTP, como o que se encontra disponível no site Axandra.com, em HTTP status codes checker. Basta introduzirmos o endereço da página a ser testada no campo indicado, carregar no botão, esperar pelos resultados e pronto!

Esta é mais uma forma de nos certificarmos de que tudo está a funcionar como devia e, além disso, contribuimos também para o esforço SEO (Search Engine Optimization) dos nossos projectos, porque, como referido anteriormente, códigos de estado HTTP incorrectos podem bloquear a indexação futura das nossas páginas.