Uma década no Ciberespaço

Estou de parabéns, realmente de parabéns! Faz hoje exactamente 10 anos sobre o dia em que iniciei a minha vida online: 31 de Dezembro de 1998. Uma década no ciberespaço. A primeira.

Foi precisamente no último dia de 1998 (grande ano em parte, devido a mui saudada Expo’98, não tão bom por outros acontecimentos…) que naveguei pela primeira vez no maravilhoso e inebriante mundo da World Wide Web.

Comecei por visitar o então mais popular motor de busca, o Altavista. A minha primeira pesquisa foi algo do tipo: “Como é que me chamo?”. Apoiado por uns livrinhos da revista EXAME tinha uma lista com os melhores sites dos anos recentes e os motores de pesquisa era referenciados como sites onde poderíamos obter respostas para tudo. Pelo menos, assim o entendi. Não era bem o mesmo conceito que hoje todos temos.

O resultado da pesquisa levou-me ao primeiro site (ou página) pessoal que visitei. Intitulado “Chamo-me Ana…”. Começava desta forma simples, uma viagem que ainda hoje se mantem.

Impulsionado provavelmente também por este resultado da minha pesquisa, cedo senti curiosidade de saber como e onde poderia ter uma página pessoal. Um site que se tornasse famoso e fosse visitado por milhões e milhões de pessoas de todos os cantos do planeta! Soube por um amigo que teria de falar (e pagar à PT) para poder ter um site na Web. Não acreditei. Se a tal Ana tinha…

Descobri o serviço gratuito de alojamento Geocities (ainda não pertencia à Yahoo!) e o FortuneCity. Ali, alojei os meus primeiros sites com nomes sugestivos como Megasite e Supersite. Tinham a intenção de abordar tudo, no fundo não abordavam nada. 🙂

Pedi ajuda por mail a muitos webmasters. Alguns responderam, outros nem por isso. Perguntei-lhes como faziam isto e aquilo, que programas utilizavam. A resposta mais incrível, naquele estágio do meu conhecimento, foi mesmo “Faço o site todo no Notepad do Windows”. (Mal saberia eu que, um dia, também eu o conseguiria fazer.)

Encontrei serviços de alojamento grátis portugueses como o Terravista (hoje, claramente, diferente…) e o PlanetaClix.

Fiz sites sobre desporto e atletas: este, sobre o grande Eusébio, a Pantera Negra é um excelente exemplo.

Aprendi muito, vi sites verdadeiramente espectaculares, admirei-os. Sonhei ter uns tão belos e tão conhecidos. Adicionei os meus sites aos vários motores de pesquisa: Aeiou e SAPO são bons exemplos. (Também estão muito diferentes.)

Ganhei experiência, noções diferentes. Fiquei a saber que os conteúdos são muito mais importantes do que os designs, mas que, em conjunto, fazem milagres, sendo que a sorte também conta nestas alturas.

Descobri o mundo dos chats: IRC (com o famoso mIRC), ICQ, sites de chat, etc. Decidi criar um canal de chat no IRC, decidi fazer-lhe um site ZonaN. (Epá, ainda funciona!). Ficou primeiro alojado na FortuneCity, depois realojado no PlanetaClix. (Entretanto, no CLIX, já o apagaram.)

Adquiri os meus primeiros domínios e alojamentos profissionais. Lancei sites, adicionei-os aos melhores directórios e motores de pesquisa. Lancei serviços e criei conteúdos. Inscrevi-me em serviços de promoção, liderei tops de banners mais clicados em serviços de troca de banners. Tive milhares de visitas, cresci e comigo cresceram os meus sites. Lucrei alguns dólares valentes com publicidade online.

Descobri que poderia aproveitar a minha licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas e juntá-la à minha paixão que é a Internet, aprendendo e descobrindo muito sobre o Webmarketing.

Arranjei um emprego como Webdesigner e responsável pelo Webmarketing graças aos meus projectos pessoais virtuais.

Tirei cursos de WebDesign, Flash, Programação Flash, Programação Web, Design Gráfico, Flash Gaming. Trabalhei numa empresa de Webdesign.

Conheci pessoas de todo o lado via web. Participei de projectos e aventuras enriquecedoras.

Estudei, esforcei-me e quis ensinar. Criei o Redcodestudio e seu fórum e blog. Tento, aqui, partilhar o que aprendi, porque, também o sei e sempre soube: “Ao ensinar, aprendemos duas vezes“. (Já o dizia o meu saudoso professor de Português, que tanto transmitiu.) Lancei ainda outros sites que vão crescendo todos os dias.

Aprendi mais linguagens de programação web e não só!

Inscrevi-me num curso da Microsoft, aprendendo outro tipo de programação (não web). Tirei 6 certificações da empresa de Bill Gates. Hoje, concluí a que faltava.

Estou, por isso, de parabéns, duplamente!

Em nome de todos e para todos que por aqui passam, aprendem, ensinam, participam, lêem e fazem do Projecto Redcodestudio desejamo-vos um Espectacular Ano Novo!

2 thoughts to “Uma década no Ciberespaço”

Comments are closed.