RCS’ Best Links #5: TwittEuro, medidor de tendências do Euro 2012 no Twitter

TwittEuro, medidor de tendências do Euro 2012

O Twitteuro é aplicação Web que resulta de uma coloboração das equipas de pesquisa Labs Sapo, do jornal Público, Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade do Porto e Universidade Técnica de Lisboa no âmbito do projecto REACTION em jornalismo computacional.

Esta aplicação Web mede a popularidade e tendências das equipas e jogadores do Euro 2012 na Twittosfera. Processando, em tempo real, todos os tweets que contenham a hashtag (etiqueta antecedida pelo sinal cardinal) #Euro2012 e identificando menções a equipas e jogadores.

A aplicação assume que a popularidade de uma equipa é proporcional ao número de menções em tweets. Quanto mais tweets contendo o nome da equipa ou do jogador, mais alta a sua popularidade.

Para ajudar a comparação da popularidade das equipas e jogadores, a equipa de programação desta aplicação desenvolveu uma visualização interactiva baseada em “bolhas” (ou círculos) com a imagem da equipa ou jogador respectivo. Quanto maior a bolha, mais popular será.

Se clicarmos na bolha de uma equipa, a visualização irá mostrar apenas a popularidade dos jogadores da equipa seleccionada.

Para participar temos de incluir, obrigatoriamente, a hastag #Euro2012 no nosso tweet.

Para apoiar uma equipa, além da hastag obrigatória basta colocarmos a #hastag da nossa equipa favorita (usando o nome da equipa como definido pela UEFA – ex: para Inglaterra colocamos #England). Exemplo: “Boa sorte #Portugal #Euro2012”.

Para comentar sobre um jogador, a ideia é a mesma, tag obrigatória e a hastag do nome do jogador: “Para a frente #Nani #Euro2012”.

Para dizermos se gostamos ou não de alguma coisa: “#Greece esteve bem #Euro2012 #like” ou “#England falhou nos penaltis #Euro2012 #dislike”.

Link: Twitteuro

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
RCS’ Best Links #5: TwittEuro, medidor de tendências do Euro 2012 no Twitter, 5.0 out of 10 based on 1 rating

Comentários

comentários