Já há algum tempo que quero começar a falar desta tecnologia da Adobe, conhecida por Flex. Por isso, foi criada mais uma nova secção aqui no site do Redcodestudio: Flex Future.
O Flash e o ActionScript 2 revolucionaram o Web Design com a introdução das Rich Internet Applications (RIAs).
Agora o Flex 2.0 leva o Flash além das suas anteriores possibilidades, no que toca à s aplicações online de nível empresarial que melhoram, e muito a experiência online do utilizador.O Flex, o Flex Builder 2, e o ActionScript 3 constituem uma nova combinação imparável, que representa uma revolução no desenvolvimento de aplicações Flash.
O Flex 2.0 é baseado numa linguagem de marcas (etiquetas ou TAGs) denominada MXML.
Ao usá-la, poderemos criar um série de contentores “aninhados”, que serão interpretados pelo servidor Flex construindo a aplicação final.O Flex Builder é um ambiente de desenvolvimento fácil de usar, baseado no conhecido ambiente de desenvolvimento Eclipse, que nos permite criar aplicações em Flex e ActionScript 3.
Esta é uma tradução livre da descrição do livro “The Complete Guide to Flex 2 and ActionScript 3.0” de Charles E Brown. E, também, um resumo bem conseguido do que é, e do que é capaz de fazer o Flex.
Dadas as enormes potencialidades do conjunto Flex, Flash e ActionScript 3, é mais do que tempo de as começarmos a explorar.