Como funciona o Google

Neste artigo pretendemos explicar o provavelmente inexplicável. O último dos segredos, a meca dos especialistas em search engine optimization (S.E.O. – Optimização de Resultados nos Motores de Pesquisa): como funciona o Google.

Muitos motores de pesquisa entregam os resultados baseados na quantidade de palavras-chave (keywords) que apareçam nesse site web. O Google é diferente. Desenvolveu uma tecnologia de pesquisa avançada que compreende uma série de cálculos simultâneos ocorrendo invariavelmente em menos de meio segundo – sem intervenção humana. No coração desta tecnologia está a tecnologia PageRank e a análise de encontro-hipertexto (hypertext-matching) desenvolvida por Larry Page e Sergey Brin. A arquitectura de pesquisa do Google é também escalonável. O que permite continuar a indexar a internet à media que esta cresce.

Tecnologia PageRank: mede a importância de uma página web e é calculada ao resolver uma equação de 500 milhões de variáveis e mais de 3 mil milhões de termos. O Google não conta links; em vez disso o PageRank usa extensa estrutura da web como uma ferramenta organizacional. Em resumo, o Google interpetra um link da Página A para a Página B como um “voto” da Página A à Página B. O Google acede à importância de uma página web pelo número de “votos” que esta recebe.

O Google analisa também as páginas que votam. Os votos feitos por página que são “importantes” pesam mais e ajudam a tornar as outras páginas mais importantes. Páginas importantes e de alta qualidade recebem um PageRank mais elevado e são ordenadas ou posicionadas mais em cima na lista de resultados duma pesquisa. A tecnologia Google usa a inteligência de recolha (ou coleccionismo) da Web para determinar a importância duma página.
O Google não usa editores ou funcionários próprios para decidir a importância de uma página.

Análise de encontro-hipertexto (hypertext-matching): ao contrário dos motores de pesquisa convencionais o Google é baseado em hipertexto. Analisa todo o conteúdo de cada página web e divide-o em fontes, subdivisões e posições precisas todos os termos na página. O Google entrega resultados que serão mais relevantes às pesquisas dos utilizadores.

Como resultado milhões de utilizadores em todo o mundo olham para o Google como a maneira mais rápida, fácil de encontrar exactamente a informação que procuram na Web na primeira pesquisa.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.0/10 (2 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Como funciona o Google, 9.0 out of 10 based on 2 ratings

Comentários

comentários