Redcodestudio: dez anos a falar de tecnologias de informação

O Redcodestudio completa hoje uma década de existência. Criado em 2005 como uma comunidade sobre Tecnologias de Informação, Internet e Programação Web, comemoramos neste dia os nossos primeiros 10 anos online.

Redcodestudio - 10 anos online

O Redcodestudio teve no seu fórum a sua pedra basilar. Lá nos reuníamos e discutíamos os temas que mais nos interessavam na área da Internet. Entretanto, o fórum Redcodestudio foi encerrado pelas razões anteriormente descritas. No entanto, o site continuará e com conteúdo mais frequente.

A Internet e o Mundo: mudanças radicais em dez anos

Ao longo destes anos a Internet e o Mundo mudaram radicalmente. No início existiam apenas simples sites, não acessíveis ao comum internauta (nem toda a gente conseguia criar um site facilmente). Depois chegou a Web 2.0, com ela a Internet tornou-se mais democrática (qualquer pessoa passou a poder publicar conteúdo, criar um site ou um blog em poucos cliques), vieram as redes sociais e, por fim, os sites tornaram-se móveis e responsivos na nova era das aplicações móveis. Ao longo de todas essas mudanças, o Redcodestudio esteve por cá, a assistir de perto e a registá-las. (Seria muito bonito se por mais dez anos se mantivesse.)

Como vai ser a Internet no Futuro?

Que inovações se esperam na Internet para a próxima década? A tendência será para cada vez mais gente estar ligada. (O projecto de Mark Zuckerberg e do Facebook de colocar o Mundo inteiro online denominado Internet.org tem essa missão.) Mais pessoas irão aceder à net através de dispositivos móveis. (A percentagem de acessos móveis já ultrapassou mesmo o número de acessos através de computador.) Mais dispositivos, tais como electrodomésticos, carros, etc, vão estar ligados. (E vão ligar-se à Internet de forma autónoma. Por exemplo, um frigorífico vai conseguir analisar que produtos tem em falta e encomendá-los numa loja online. Ou enviar uma notificação para o smartphone do seu proprietário para que ele saiba o que precisa de comprar.)

Significado pessoal

A nível pessoal, após ter comemorado dez anos online, é a primeira vez que vejo um dos meus sites alcançar o marco histórico de uma década. Nem todos os sites chegam a esta idade e para mim este número é tanto um orgulho como um privilégio. Sei bem que, neste mundo, a idade de um site não significa tudo… mesmo assim, fico contente.

Acções em vez de palavras

Já por muitas vezes vos prometi novidades, novos projectos e coisas assim. Desta vez, não trago promessas, mas sei que publicarei conteúdo interessante no futuro. Tenho uma lista de tópicos que vamos abordar e que começa já na próxima publicação onde revelo o que aprendi em dez anos do site / blog do Redcodestudio e de outros projectos meus como a Roleta das Anedotas e o novo Super Viral.

A festa é de todos!

A todos os que nos acompanham desde 2005, é bom sabê-los ainda por aí. O Redcodestudio agradece-vos e dá-vos também os parabéns, porque este aniversário não é apenas deste projecto, mas de todos os que nos visitam e apoiam.
PARABÉNS REDCODESTUDIO!!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Redcodestudio: dez anos a falar de tecnologias de informação, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Comentários

comentários

Um pensamento em “Redcodestudio: dez anos a falar de tecnologias de informação

Os comentários estão fechados.