PEAR no UniServer

(Actualização: As novas versões do UniServer já têm o PEAR pré-instalado. No ficheiro executável do UniServer “Start_as_program.exe” aceder a Server Configuration > PHP > PEAR Control Panel)

Pacotes PEAR pré-instalados nas novas versões do UniServer

Costumo utilizar um WAMP (pacote de software que recria um servidor a correr em Windows constituído por Apache, MySQL e PHP) chamado UniServer para desenvolver as minhas aplicações PHP/MySQL localmente.

(O facto do UniServer ser facilmente transportável – cabe numa pen drive – e não necessitarmos de estarmos constantemente a fazer upload dos ficheiros que editamos para um servidor online – visto ele próprio já ser um servidor – oferece-nos uma enorme portabilidade e facilidade de uso.)

Tendo estado concentrado, mais ultimamente, num novo projecto pessoal senti a necessidade de melhorar algumas partes do meu desenvolvimento e chamou-me a atenção um tutorial onde voltei a deparar-me com o PEAR. Já tinha lido sobre o PEAR e as suas grandes vantagens, mas nunca tinha tomado a decisão de avançar definitivamente e de o experimentar.

Então perguntei-me: “por que não hoje?”.

Quem tem um alojamento online certamente terá acesso ao cPanel onde pode, entre muitas coisas, instalar pacotes PEAR.

No entanto, como referi em cima, uso o UniServer. Daí a dúvida: como instalar o PEAR e os seus pacotes no UniServer?

Depois de muitas tentativas, consegui fazê-lo. Basta seguir estes pontos:

(Antes de começar, convém ler o que diz a wiki do UniServer sobre este tema e actualizar o ficheiro de instalação do PEAR, substituindo aquele que se encontra na pasta “\home\admin\www\plugins\pear” do UniServer.)

  1. Partilhar a pasta do “UniServer” no Windows, dando permissões de full control aos seus utilizadores;
  2. Mapear a pasta partilhada anteriormente como “network drive” com a letra W, por exemplo. (Este ponto é opcional. Sugiro-o unicamente para facilitar este processo.)
  3. Arrancar o UniServer e ir para o “apanel”;
  4. No menu “Plugins” clicar em “Install Pear”. Vamos dar à página de instalação do PEAR;
  5. Clicar em “NEXT”;
  6. Escolher os pacotes PEAR recomendados. (Opcional);
  7. Manter a estrutura de ficheiros como é sugerida, excepto nos campos onde constar “W:” (letra da drive mapeada) que devemos apagar, caso tenhamos optado por mapear a drive e queiramos usar o UniServer noutro PC que não tenha essa pasta mapeada de modo a tornar a instalação genérica (para ser usada sem problema em qualquer PC) em relação ao UniServer.

    Atenção: Verificar as barras que são apresentadas na estrutura de ficheiros: há algumas paths que têm barras invertidas e barras normais simultaneamente.

    Exemplo:
    “\home\admin\www\plugins\pear/PEAR” deve ser corrigido para “\home\admin\www\plugins\pear\PEAR”, mantendo a orientação mais usada das barras;

  8. No fim da instalação, vamos ser informados que não foi possível criar o link para o Webfrontend do PEAR. Não há problema, basta visitar o endereço da página index.php em http://localhost/apanel/plugins/pear/index.php depois de a editarmos como é explicado no ponto seguinte;
  9. Editar o ficheiro index.php que está na pasta para onde fica localizado o ficheiro de instalação do PEAR “go-pear.php” (“\home\admin\www\plugins\pear”), alterando os valores das variáveis nas seguintes linhas:

    //$pear_dir must point to a valid PEAR install (=contains PEAR.php)
    $pear_dir = '/home/admin/www/plugins/pear/PEAR';//'@pear_dir@'; // default of install

    // OPTIONAL: If you have a config file at a non-standard location,
    //uncomment and supply it here:
    $pear_user_config = '/home/admin/www/plugins/pear/pear.conf';

    Se instalámos o PEAR para a pasta “\home\admin\www\plugins\pear”, então a variável $pear_dir deverá ser igual a ‘/home/admin/www/plugins/pear/PEAR’ e a variável $pear_user_config deverá ser igual a ‘/home/admin/www/plugins/pear/pear.conf’.

    (Cuidado com o tipo de barras utilizadas: “/” e não “\”.)

  10. Se quisermos instalar pacotes PEAR:

  11. Pesquisar por packages, por exemplo: “Benchmark” (para controlar o tempo de execução dos nossos scripts) e instalar;
  12. As “paths” para as classes dos pacotes PEAR são relativas, isto quer dizer que se fizermos require_once(‘Benchmark/Timer.php’); o PHP saberá onde estão os ficheiros desse package;

E pronto! Agora basta começar a tomar partido do PEAR e dos seus pacotes disponíveis.

(Actualização: As novas versões do UniServer já têm o PEAR pré-instalado. No ficheiro executável do UniServer “Start_as_program.exe” aceder a Server Configuration > PHP > PEAR Control Panel)

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
PEAR no UniServer, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Comentários

comentários