O que é o jQuery? Como funciona o jQuery?

O jQuery é uma biblioteca de Javascript “leve”, fácil de utilizar no sentido “escrever menos, fazer mais”. Esta biblioteca foi desenvolvida por John Resig, um programador de Javascript. O site oficial do JQuery fica em www.jQuery.com.

Neste post começamos a falar de jQuery aqui no Redcodestudio. Contamos ir preenchendo este espaço com informações, novidades, tutoriais e how to’s (mini-tutoriais para resolução de uma situação em específico).

jQuery, a biblioteca Javascript mais popular

O que é e como funciona o jQuery?

O jQuery é uma biblioteca de Javascript super leve, muito fácil de usar e com uma curva de aprendizagem relativamente curta. Substitui as maiores e maiores complicadas tarefas do Javascript por funções mais directas, rápidas e compatíveis com a generalidade dos browsers.

Esta biblioteca foi desenvolvida por John Resig, um programador de Javascript. O site oficial do JQuery fica em www.jQuery.com.

Por “biblioteca de Javascript”, ou “framework de Javascript”, queremos simbolizar um pacote de funções Javascript que simplicam a linguagem-mãe da biblioteca, que é, obviamente, o Javascript.

Qual é o objectivo do jQuery

O objectivo do jQuery é tornar o Javascript muito mais fácil de utilizar nos nossos projectos e websites. Esta biblioteca pega nas tarefas mais comuns que necessitam de muitas linhas de código Javascript e empacota-as em métodos que produzem o mesmo resultado, com muito menos código. Às vezes numa única e simples linha de código. O jQuery simplifica também o que é mais complicado no Javascript como o AJAX e a manipulação do DOM.

Principais características do jQuery

Entre as suas características principais, a biblioteca jQuery contém:
– manipulação do HTML/DOM;
– manipulação CSS;
– métodos de eventos HTML;
– efeitos e animações;
– AJAX;
– outras funcionalidades genéricas.

A compatibilidade entre browsers que o jQuery possibilita

Vantagem importantíssima e super relevante igualmente é o facto do jQuery resolver inúmeros problemas de incompatibilidade entre browsers (a denominada cross-browser compatibility). Usando o jQuery sabemos que o nosso código irá funcionar nos principais browsers (e nas suas várias versões), algo que seria complicado de gerir usando apenas o Javascript.

O jQuery oferece ainda muitos plugins para muitas outras tarefas e é a biblioteca de Javascript mais popular actualmente e também a mais extensível. (Exemplos de outras bibliotecas: Prototype, MooTools, Dojo.)

Site oficial do jQuery

O seu site oficial www.jquery.com contém muita e bem organizada documentação sobre todos os métodos, juntamente com exemplos e as últimas novidades da biblioteca. Existe uma grande e crescente comunidade de utilizadores que utilizam o jQuery, apoiam e ajudam a desenvolver este projecto.

Muitas das grandes empresas como o Google, a Microsoft, a IBM e outras utilizam o jQuery nos seus projectos e aplicações web.

O que é o jQueryUI?

Em paralelo com o projecto principal jQuery, existe o JQueryUI que é outra biblioteca Javascript que permite interacções, animações e widgets personalizáveis construídos com base na biblioteca jQuery. A jQueryUI é utilizada para criação de aplicações web interactivas com um aspecto gráfico agradável e funcional. Vale a pena conhecer em www.jQueryUI.com (também havemos de abordar este tema aqui no Redcodestudio).

O aparecimento tanto do jQuery, como de outras bibliotecas (ou frameworks) Javascript, revitalizaram a utilização do Javascript e são parte integrante de uma web mais intuitiva, interactiva, agradável de utilizar e fazem parte da próxima revolução da web, o HTML5.

Onde e como posso aprender a programar jQuery?

Antes de começarmos a estudar jQuery devemos ter um conhecimento básico de HTML, CSS e Javascript. Se tivermos estas bases é uma linguagem fácil e divertida de aprender. John Resig diz que a sua maior alegria é ver a expressão de um utilizador ao sentir-se realizado por ver o seu código jQuery realizar o que esperava.

Podemos aprender jQuery online (esperamos colocar aqui alguns tutoriais e explicar o básico) no site oficial ou em W3schools, por exemplo.

Livros de programação sobre jQuery

Mas também podemos comprar um livro reconhecido (como eu comprei) pela própria comunidade jQuery e pelo criador da biblioteca: Learning jQuery por Jonathan Chaffer e Karl Swedberg. Altamente recomendado, fácil de ler e entender, com exemplos práticos e de grande qualidade que podemos utilizar nos nossos projectos futuros.

Learning jQuery.

Esta publicação inspirou-se e baseou-se na Introdução ao JQuery do site W3schools.com.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.4/10 (5 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
O que é o jQuery? Como funciona o jQuery?, 9.4 out of 10 based on 5 ratings

Comentários

comentários