Hackers atacam Million Dollar Homepage

O site já está disponível, mas o seu criador, que ganhou um milhão de dólares a vender pixels, foi chantageado.

O britânico Alex Tew, de 21 anos, teve a ideia original de criar um site para vender anúncios na Internet. No Verão, pà´s a um dólar cada quadradinho, ou pixel, de uma página e propunha-se vender um milhão de pixels para pagar a faculdade.

Este mês atingiu a almejada meta.
Mas tamanha originalidade, largamente noticiada, não passou despercebida a um grupo de cibercriminosos.

A Million Dollar Homepage acabou de ser atacada por piratas informáticos que chantagearam Alex Tew.

Os piratas autodeterminados The Dark Group, começaram por pedir 5000 dólares, num email enviado a 7 de Janeiro. Depois, aumentaram as exigências para 50.000. Tew ficaria com a página ( http://www.milliondollarhomepage.com/ ) bloqueada.

Há uma semana cumpriram a ameaça e atafulharam-na com pedidos de informação, num ataque concentrado de 23 mil computadores, infectados por um vírus para tornarem a página muito lenta ou paralisarem-na.

“Tenho a felicidade de dizer que não paguei um tostão dos 50.000 dólares aos perpetradores desta atrocidade tecnológica”, conta Tew no seu blog ( Million Dollar Homepage Blog ).

Duas mil pessoas pagaram-lhe um milhão de dólares para que os seus anúncios ficassem na página por cinco anos. A indisponibilidade da Million Dollar Homepage não é considerada tão grave como nos casos de sites dedicados a comércio electrónico, por exemplo. “Pode ficar em baixo vários dias, não é crítico, mas estes atacantes sabiam que ele tinha dinheiro e foram atrás dele.”, dise Mikko Hypponem, da empresa de segurança na Internet F-Secure, citado pelo site de notícias ZDNet. Mas Tew não queria defraudar os clientes que aderiram à ideia de publicidade electrónica.

O FBI está a investigar o caso, porque a página está alojada numa empresa dos EUA. Pistas apontam para um grupo mafioso russo.
Um dia antes da página ficar bloqueada, Tew ganhou mais uns milhares de dólares com esta ideia, entretanto copiada por outros. A leiloeira on-line eBay vendeu os últimos 1000 pixels disponíveis.

Com tanto dinheiro e fama, Tew não sabe o que fazer à vida. Para já, decidiu tirar férias até ao fim do ano. “Para organizar a minha vida, consolidar as minhas finanças e explorar novas oportunidades.”, contou à Information Week.

Fonte: Público

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 1.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Hackers atacam Million Dollar Homepage, 1.0 out of 10 based on 1 rating

Comentários

comentários