Fórum Redcodestudio é encerrado ao fim de 10 anos

Nesta primeira década do Redcodestudio, que agora se comemora, o nosso fórum foi o nosso maior companheiro. Hoje dou-vos a notícia do seu encerramento. Neste artigo, faço um regresso de 10 anos ao passado para conhecerem as origens do fórum e apresento as razões que levaram a esta tomada de decisão.

Fórum Redcodestudio é encerrado ao fim de 10 anos

Como surgiu o Fórum Redcodestudio: um regresso ao passado

Em 2005, senti necessidade e vi o oportunismo da criação de um fórum sobre Programação Web, Flash e Web Design. Queria manter-me em contacto com as últimas novidades, partilhar os meus conhecimentos e aprender também ao ver respondidas algumas dúvidas com peritos destas áreas. E assim nasceu o Fórum Redcodestudio.

A própria génese do site Redcodestudio foi a ideia de criar um fórum. Um local onde webmasters, programadores web, web designers e outros entusiastas da web se pudessem reunir e trocar experiências. Um espaço onde a entreajuda fosse a palavra de ordem e onde o lema “ensinar é aprender duas vezes” estivesse sempre presente. Todos esses objectivos foram cumpridos.

Incialmente, o fórum começou a carburar lentamente. Depois, seguiu-se um período de relativo crescimento, angariando novos membros e tópicos. Tudo parecia começar a entrar em velocidade cruzeiro. Em conjunto com outros membros fundadores, fomos encontrando maneiras de dinamizar e promover o nosso projecto. Contudo, pouco a pouco, ao longo dos anos, o movimento foi dimininuindo e as perspectivas deixaram de ser tão animadoras.

O que correu mal para o Fórum Redcodestudio ser encerrado

Houve vários factores que me levaram a decidir pelo encerramento do nosso fórum. Entre as várias razões estão:
a entrada em desuso dos fóruns. Com o surgimento e crescimento exponencial das redes sociais e dos blogs, os internautas começaram a abandonar os fóruns e a passar mais tempo nas então novas plataformas digitais;
o aparecimento de novos serviços de solução de dúvidas. Novos sites como o Stack Overflow explodiram na web arrasando a competição (liderando as páginas de resultado de pesquisa do Google) com inúmeros tópicos onde as respostas já lá estavam antes mesmo das pessoas terem tido as suas dúvidas. Qualquer questão que tivermos sobre PHP, Flash, CSS, etc é só pesquisar e as hipóteses de encontrar um tópico solucionado em sites como esse são muito altas.
repetidos problemas de SPAM e com o software do fórum. O SPAM tornou-se tão abusivo que seria necessário perder alguns dias de trabalho para o erradicar. Apenas para, dias mais tarde, voltar a aparecer e a destruir todo esse esforço sem contemplação. O software do fórum começou também a registar cada vez mais problemas. Chegava a congestionar o servidor onde estava alojado por completo e as actualizações pareciam não resolver o problema. Seria necessário ainda mais tempo para solucionar esse mal pela raiz.
falta de tempo e disponibilidade. Faltou-nos o bem mais precioso: tempo. A nossa vida profissional tornou-se cada vez mais apertada para arranjarmos espaço para a gestão e manutenção do fórum. Tanto na parte de moderação como de actualização do software, faltou esse bem fundamental.

Conclusão, lições e agradecimento

Todos estes factores conduziram à perda de motivação em apostar num fórum que tinha cada vez menor movimento (e que ficou mesmo sem nenhum). E, bem vistas as coisas, todos esses pontos mostravam-nos que fazia muito pouco sentido continuar. Cansado dos problemas criados pela congestão frequente do servidor e levando em conta todas estas questões tomei a decisão de dizer adeus ao nosso fórum Redcodestudio.
Paralelamente, (e talvez em contra-ciclo), criámos uma comunidade de Programação Web no Google+.

Para se ter e gerir um fórum é preciso uma liderança com disponibilidade, motivação e com um projecto bem delineado e assente em bases realistas. É necessária uma equipa de moderadores que olhem pelo bem-estar da comunidade e acautelem o respeito pelas regras de funcionamento. É essencial fazer uma boa promoção, haver conteúdo de qualidade, lançar novidades, criar tópicos de discussão, tornar as coisas mais apelativas para gerar movimento e trazer mais membros.

A todos os que estiveram connosco durante a sua existência, o meu MUITO OBRIGADO! Agradeço o que aprendi, as experiências que conhecemos, aquilo que tive oportunidade de ajudar e, também, de ensinar.

O Redcodestudio por cá irá continuar, agora na forma de site / blog sobre os mesmos temas: programação web e móvel (com alguns tutoriais e How-to’s) e gestão de sites (com as experiências que vou tendo na gestão dos meus). Vou começar também a abordar outros tópicos como: marketing digital, SEO e rentabilização de sites (como ganhar dinheiro online). Fiquem por aí!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Fórum Redcodestudio é encerrado ao fim de 10 anos, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Comentários

comentários

Um pensamento em “Fórum Redcodestudio é encerrado ao fim de 10 anos

Os comentários estão fechados.